O que é hipnose?

Ainda com definição polemica ante as diversas teorias, podemos considerar a hipnose como um estado de consciência diferente do estado de vigília, porém podendo ocorrer no estado acordado, no nosso dia-a-dia, como um fenômeno natural.
Pode ser definida como um estado de atenção focalizado, uma absorção, na qual a mente consciente focalizar a atenção em algo especial (percepção, pensamentos, imagens, estórias, amor, etc.) e há uma dissociação da mente inconsciente (automatismo), ou seja, a atenção seria focalizada por uma indução ou por uma autoindução, absorvendo a atenção da mente consciente, e isto permitiria à mente inconsciente de se manifestar por meio dos fenômenos hipnóticos. Desta forma, a pessoa experimenta um estado diferente da consciência, com a mente consciente focada e parcialmente alerta, enquanto sua mente inconsciente experimenta formas variadas de manifestar as riquezas do inconsciente. Mas, é crucial a boa relação entre as duas partes. O rapport gera a confiança, a abertura, e faz com que aquele que guia possa ser ouvido e atendido em sua faculdade de absorver a atenção. O resto quem faz é o sujeito que está sendo hipnotizado.
A hipnose não é algo de fora para dentro, pelo contrário, vem de dentro para fora. Considerando um novo conceito, a hipnose acontece pela interação de duas partes.